Cuidados com os cabelos tingidos no verão!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


|
Oi meninas!! Olha o final de semana quase já!

Hoje vou falar um pouco sobre cabelos. Depois das minhas "experiências" com meus cabelos, tenho me preocupado muito mais com hidratação, sol, pontas duplas... e como sempre passeio por aí, trago algumas dicas de cuidados para você com cabelos tingidos!!




Não é novidade que os cabelos precisam de cuidados especiais durante o verão. "A cutícula é muito sensível, e pode ser danificada pela simples exposição ao sol, vento, areia, água do mar e da piscina. Quando isso acontece, as escamas ficam abertas, e o fio, poroso", explica o tricologista Luciano Barsanti (SP), autor do livro Dr. Cabelo (ed. Elevação). O resultado é umcabelo ressecadoquebradiço, desbotado e sem brilho. No entanto, acredite: é fácil seproteger desse drama.  Veja cinco dicas simples para o seu cabelo resistir às agressões do sol, praia e piscina:

1 - Proteja os cabelos dos raios solares     

Quando o cabelo é tingido, ele sofre uma alteração em sua estrutura: a cutícula é aberta, a melanina é oxidada e uma nova cor - o pigmento da tintura - é colocada no lugar. Em seguida, a cutícula é fechada. "Esse processo deixa os fios mais sensíveis à ação dos raios ultravioleta e sujeitos a danos. Por isso, o leave-in com proteção solar é fundamental", explica o tricologista Valcinir Bedin (SP).


Eu uso:

2 - Mantenha a cor dos fios tingidos

Assim como a pele, os fios também mudam de cor sob a ação do sol. Isso porque os raios solares penetram nas fibras capilares e alteram a tonalidade original da coloração. Na prática, loiros podem ficar esverdeados, e os castanhos, avermelhados. "Por isso, quem tinge o cabelo deve aplicar sempre um produto com proteção solar, sem enxágue", alerta Luciano Barsanti.

Eu uso:


3 - Evite tingir os cabelos durante o verão

"Faça o mínimo de tinturas possível durante a temporada de praia. Se tem mechas, retoque apenas a raiz. E deixe as mudanças ultrarradicais para o final da estação", ensina o hair stylist Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP). "Evite a tintura de uma cor só, que deixa os fios apagados e opacos. Investir em mechas fininhas é uma ótima saída para iluminar o visual", sugere o cabeleireiro.

4 - Use xampus para cabelos tingidos       

No verão é comum lavar o cabelo com maior frequência - até mais de uma vez por dia. Por isso, use xampus para cabelos coloridos, que possuem ativos capazes de evitar o desbotamento. "Fuja dos antirresíduos, pois eles reduzem a durabilidade da tintura", alerta a dermatologista Adriana Vilarinho (SP).


Melhor custo-benefício:





5 - Aplique filtro solar SEMPRE!            

"A reaplicação do protetor nos fios deve ser feita a cada quatro horas. Mas, se antes desse intervalo você der um mergulho, passe o produto novamente", explica Luciano.


Novidade no mercado:


Tomar muito sol desbota o cabelo. Lenda ou verdade?
Desbota mesmo, é verdade. Não é lenda. Inclusive, o sol desbota tudo, queima tudo. Se você pensar, nós ficamos no sol e isso ativa a melanina da pele, ou seja, nós ficamos bronzeados, e como o cabelo não tem melanina, não tem nada que ative a cor, ele vai queimando, clareando.

- Sempre utilize produtos especialmente desenvolvidos para cabelos com coloração. Apenas produtos desenvolvidos para coloração possuem a tecnologia para ajudá-la a manter seu cabelo com uma cor perfeita, intensa e radiante.
- Depois de pintar o cabelo, espere dois ou três dias (se possível) antes de lavá-lo com shampoo, para permitir uma absorção completa da coloração. Se você deseja lavá-lo, use um condicionador em vez de shampoo, para obter uma hidratação extra sem desbotar a coloração.
- Tenha um cuidado especial com os cabelos tingidos – a coloração enfraquece e deixa os fios propensos à quebra. Use apenas elásticos revestidos para prendê-los e use uma escova com cerdas naturais quando estiverem secos.
- Nunca mergulhe na água sem proteger sua coloração. Antes de ir para a praia ou piscina, aplique um condicionador sem enxágue com o cabelo úmido, para evitar que os produtos químicos e o sal desbotem sua coloração.
- Nunca se bronzeie ou se exponha ao sol sem cobrir os cabelos. Os raios UV reagem com a coloração e podem alterá-la ou desbotá-la; por isso procure cobrir os cabelos com um lenço ou chapéu.
- Não se esqueça de fazer uma hidratação pelo menos uma vez na semana! O cabelo tingido precisa de hidratação extra para permanecer macio e suave.
    E lá vou eu sofrer com tudo isso porque inventei de mudar a cor dos cabelos né? rsrs
    E vocês, já tingiram, nunca, tem vontade... Contem-me tudo!
    Bju Bju

10 comentários:

  1. Eu adorei a dica!
    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Juh.
    Muito boas dicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  3. amei o blog, seguiindo! segue lá o meu e esta rolando uma websérie acompanha lá!! obg bjbjbj

    http://m1nh4-vidanaotaosecreta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ótima sexta-feira
    fique com Deus
    Bjão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    Divulgo sorteios
    se quiser divulgar ou participar
    acesse
    http://www.coisasdeladdy.com/p/sorteios.html
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas
    eu tingia o cabelo e da um trabalhinho para cuidar mesmo

    Beijos

    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se quiser ficar bonita, sempre dá trabalho! rsrs Bju Bju

      Excluir
  6. OLa, muito util o post, realmente devemos ter cuidados com os cabelos ainda mais com esse sol que tem feito. Esta lindo o tom Natural do seu cabelo

    um otimo final de semana beijoks coloridas

    ( ᐵ ᗜ ᑈ)ᘉ Endereço>> Dany's Place ▓ ▓ Tutorial
    ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bom Cris! Obrigada! Bju Bju

    ResponderExcluir
  8. Suuuper amei esse post Juh!!! Ainda mais eu que tenho os fios com mechas... Se eu deixar de cuidar por um segundo, ele já fica feio e completamente ressecado. Dá um trabalhão!!! Mas confesso que ainda não tenho um protetor para os fios, preciso urgente né? Beeeijoss

    ResponderExcluir
  9. Juhhhh mandei os dois brindes juntos pra vocês : o kit de pincél e o brinde surpresa... Escolhi com muito carinho e espero que goste! ;)

    Ahhh tem que ter alguém na residência para receber, se não ele volta pra trás... Amanhã ou depois de amanhã, deve estar chegando... Fica de olho! ;)

    Beeeijosss

    Quando receber, gostaria muito que você tirasse foto e fizesse um post aqui no blog!!!

    http://jmedeiross.blogspot.com.br/2013/01/leitora-fiel-janeiro-valendo.html

    ResponderExcluir