Nem tudo o que colocamos na geladeira tem necessidade de estar lá!

segunda-feira, 1 de abril de 2013


|
Saiba quais os alimentos se conservam melhor longe da refrigeração


Buscar conservar os alimentos armazenando-os na geladeira é um hábito saudável que é socialmente considerado óbvio e imprescindível. Porém, alguns alimentos são colocados na geladeira apenas porque este costume se tornou forte, pois, na verdade, eles não só podem ficar longe da refrigeração, como também muitas vezes ficam melhores assim, para a conservação de seus aspectos físicos e químicos naturais.
“A refrigeração dos alimentos foi uma grande evolução para a conservação e armazenamento, mas devemos considerar sua real necessidade para cada alimento para que possamos desfrutar melhor seus nutrientes.”, afirma a nutricionista Isabella Peixoto.
Libere espaço físico na sua geladeira conhecendo quais os alimentos podem ficar longe desta caixa gelada mágica inventada em 1856 e entenda os porquês de alguns alimentos não se conservarem melhor sob refrigeração:

Molho de pimenta
O molho de pimenta pode viver feliz na despensa por até três anos, pois a pimenta, junto com os ingredientes de conserva que compõem o molho, como vinagre e azeite, tem baixo índice de deterioração e, com o tempo e à temperatura ambiente, tem seu sabor intensificado.

Pão
Guardar pão na geladeira para depois aquecê-lo só é uma boa alternativa se você for fazer um estoque com um grande volume que não será consumido de imediato. A melhor solução para a manutenção da qualidade do pão é comprá-lo e consumi-lo sempre fresquinho, em até quatro dias, pois a geladeira deixa-o ressecado por fora rapidamente.

Café
A geladeira cria condensação, o que pode afetar o sabor tanto do café moído quanto do café em grão. Portanto o armazenamento ideal deste item é em um recipiente hermético na despensa.

Tomate
O tomate parece ser um fruto muito sensível que precisa ser mantido sob refrigeração para que não estrague, porém , na verdade, eles odeiam o frio, pois este além de promover a deterioração mais rápida faz com este alimento perca sua doçura. Para armazená-los o truque é colocar os tomates virados com a cabeça para baixo em uma fruteira.

Manjericão
Não é à toa que manjericão é usado na culinária como parceiro do tomate, ele também é um ingrediente “irmão” no quesito conservação, pois também não se dá bem com as baixas temperaturas da geladeira. Para melhor mantê-lo, o manjericão deve ser tratado como um buquê de flores, sendo lavado, seco, cortado seus caules em diagonais e mantido em um copo com água coberto com um saquinho. A água do copo deve ser trocada a cada dois dias.

Alho
O alho conserva-se melhor na despensa, pois este bulbo não suporta bem as baixas temperaturas e o ambiente levemente irrigado do refrigerador. Armazenar solto, para que o ar pode se mover em torno dele, e à sombra é a melhor medida.

Cebola
Quem tem o costume de guardar cebolas na geladeira, está correndo o risco de fazer um criadouro de fungos, pois estas diante do ambiente molhado da geladeira estragam rapidamente. Se as cebolas estão armazenadas na gaveta de verduras da geladeira junto com as batatas, corra para tirá-las de lá, pois as batatas liberam umidade e gases que fazem a cebola apodrecer.
As cebolas devem ser mantidas em local seco, fresco, escuro e bem ventilado, como em sacolas ecológicas de malha. Uma curiosidade: as cebolas roxas em geral se conservam por maior tempo do que as cebolas brancas e amarelas.

Batata, batata-doce, cará e inhame
A batata e outras raízes similares também não devem ser armazenadas na geladeira, pois o amido se transforma em açúcar, mudando não só seu sabor e cor como sua textura – ficam mais duras mesmo após o cozimento. Elas devem ser mantidas em local fresco, arejado e escuro, como em um saco de papel aberto na despensa.
O abrigo da luz é importante no caso das batatas para evitar seu esverdeamento, pois este indica a formação solanina, uma substância tóxica. Já no caso das outras raízes, o cuidado deve ser redobrado com a umidade, pois a tendência à brotação é maior.
Manter os alimentos bem conservados é fundamental para estimular-se a consumir produtos frescos e manter uma alimentação que proporcione uma boa saúde, portanto armazene com cuidados corretos a comida de sua casa.
E vocês meninas, o que guardam na geladeira??

Bju Bju


6 comentários:

  1. Olá Juh.
    Muito boas dicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Uau que post bacana flor
    adorei!!

    Vim aqui desejar a vc uma excelente semana.
    Que Deus esteja presente em seu lar
    fazendo a paz, o amor e a fartura reinar.
    ::: (\_(\ *
    *: (=' :') :*
    •..(,('')('')¤°.¸¸.•´¯`»
    Beijos!!!
    http://www.coisasdeladdy.com/2013/04/talvez.html

    ResponderExcluir
  3. Perua como foi a páscoa? que saudades de vc, sempre guardei o café na despensa, ai me falaram para guarda na geladeira que conserva mais o sabor. Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Tomate, alho e cebola foi uma surpresa pra mim :o
    Dicas boas!
    Beijos,

    www.moniquepires.com

    ResponderExcluir
  5. iiiih eu faço tudo errado, eu coloco td na geladeira uhahauhahaua

    bjs
    http://compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, Juh!

    Adorei seu blog, super me identifiquei.

    Muito bom saber o que é certo!

    Beeeeijinhos <3
    Blog EU AMO VERÃO | Canal no Youtube | FACEBOOK

    ResponderExcluir