Contando história: Fuxico!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


|
Oi meninas, como estão?? 
Espero que estejam gostando tanto desse Clubinho quanto eu! Estou apaixonada!!

Hoje vou contar para vocês um pouquinho da história dos FUXICOS!!

* imagem de Fuxicos e Cia *

O Fuxico é uma das artes populares mais tradicionais do Brasil existente a mais de 150 anos! Dizem que surgiu no Nordeste brasileiro, pela necessidade que as escravas tinham em reaproveitar os retalhos dos tecidos da Senhoras, já que na época, tecido era artefato de luxo. As escravas cortavam os tecidos e faziam "trouxinhas" usando pequenos pedaços de bambu como agulha e como linha elas utilizavam fibra naturais que retiravam das plantas da mata. O nome "Fuxico" é usado porque essas escravas se reuniam à noite para fazer esses trabalhos, enquanto falavam - bem ou mal - das vestes das Senhoras.

* imagem de Pluii *

Hoje em dia, o Fuxico está presente e forte em todas as regiões brasileiras e também em alguns países. Cada artesã, apaixonada por tecidos, cria e recria com essa arte que encanta, decora e também renova. 
E você, sabe fazer fuxicos?? Só aquele com a vizinha?? Mas esse de tecido é super fácil, rápido e prático, dá uma olhadinha nesse passo a passo:


Aprendeu? Logo logo vou montar uma gincana, um desafio para que vocês possam mostrar suas criações com fuxicos!! Aguardem!

Bjuu


Um comentário:

  1. Muito bem amiga Ju,excelente postagem que fizeste,gostei de saber um pouco mais sobre o fuxico. Beijinhos,eu te desejo uma semana de muitas realizações e que o mês de dezembro te traga imensas alegrias!! Fica com a paz de deus e fica bem!!

    ResponderExcluir