Contando História: "Patchwork"

segunda-feira, 18 de novembro de 2013


|
Oi meninas, bom dia!
Venho hoje dar continuidade ao nosso Clubinho, um pouco ainda sem tempo, mas aos poucos as coisas vão se ajeitando! Percebi que a aceitação foi muito boa, muitas pessoas comentaram pelo Facebook e até compartilharam a ideia com as amigas, estou muito feliz!


Hoje vou contar para quem gosta, um pouquinho da história do PATCHWORK!

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. Existem registros históricos de que o homem faz acolchoados desde que aprendeu a tecer. No século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Existe uma versão de que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atual Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais. Mas os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados. Os cavaleiros da Idade Média também usavam acolchoados como proteção, embaixo da armadura de metal. No Brasil colonial e imperial, o quilt e o patchwork eram atividades limitadas aos escravos, que usavam retalhos das roupas de seus senhores para a confecção de cobertas e roupas. Somente com a chegada dos imigrantes o patchwork começou a ser mais difundido. Hoje, há muitas escolas que ensinam as técnicas e o patchwork é um sucesso.


Para muitas artesãs, o Patchwork é muito mais do que a junção de tecidos, é a junção de sonhos, de trabalho, de lutas, de realizações. O Patchwork é uma obra artística, não é para qualquer um...

Para pintar, precisamos ter noções de desenho, proporções e cores, observação, prática e algum dom, é claro. Para costurar precisamos de cálculos, técnicas e conhecimento de textura e cores e habilidade manual. Para bordar, você precisa técnica, paciência e habilidade manual. O Patchwork é bem mais exigente... tudo porque, para fazer uma peça, é preciso projetá-la antes, tornar realidade uma imagem precisa do conhecimento de muitas matérias, estruturas, cores. Exige ao máximo o que há de melhor.


"Criar é um dom sublime, pois é a profissão de Deus"!

(imgens retiradas do site Lu Gastal)

E para vocês minhas amigas, o que significa "Patchwork"??
Bju!

Um comentário:

  1. Patchwork, para mim é a junção de um tecido aqui outro ali...e juntos formam um sonho, que aos poucos vai se tornando realidade...Eu sou apaixonado por tecido, adorooooooooooo.....

    ResponderExcluir