Como conseguir parcerias!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014


|
Oi meninas arteiras! Feliz 2014!
Espero que estejam todas bem, que tenham se divertido muito nas festas de fim de ano e desejo a todas um 2014 cheio de trabalho e sucesso!!

Bom, antes de o ano terminar, eu ainda estava recebendo presentes de novos parceiros que apoiam meu trabalho, e como sempre, adoro postar fotos no meu perfil do Facebook e agradecer todo o apoio que recebo.... aí muitas amigas artesãs começaram a me perguntar como se consegue parcerias, então estou aqui para contar a MINHA história, pois cada caso é um caso:


Antes de mais nada, só se consegue uma parceria PEDINDO! Você precisa antes de tudo querer uma parceria, mostrar interesse em fazer parcerias! Mas também não é pedindo que se recebe... nesse mundo é "merecendo" que se recebe... vou explicar porque:

- quanto mais locais de divulgação você tiver, mais as pessoas irão conhecer seu trabalho. Quando você pede uma parceria, precisa ter em mente que será tudo uma "troca", pois 98% das parcerias, principalmente entre artesãs e empresas, serve para divulgação tanto da marca quanto dos produtos. Então, pense se você tem fontes de divulgação, como blog, página ou perfil de facebook, canal no youtube...


- outro ponto importante é o conteúdo! Ter um blog e manter não é nada fácil! Existem blogs com conteúdos diários, chega uma hora que não há mais nada o que falar e nada é novidade. Se você usa um blog como fonte de divulgação do seu trabalho, cuide para que seja interessante, tenha conteúdo apropriado para a parceria que está pedindo. Não adianta eu querer pedir parceria para uma marca de esmaltes se meu blog fala de artesanato...



- pode não parecer, mas antes de fechar qualquer parceria, as empresas fazem uma análise de "números". Mas como? A quantidade de seguidores no seu blog, quantos posts e quanto tempo tem seu blog, quantos amigos você tem no facebook, quantas pessoas curtiram sua página, quantos assinantes tem seu feed, quantas pessoas seguem seu canal de vídeos, quantos vídeos você tem... por isso, antes de sair pedindo parcerias, cuide do conteúdo e dos números.


- ter conteúdo em suas divulgações é essencial, mas será que está tudo lindo, arrumado, organizado? A forma com que você divulga tem que ser apresentável, independente de ser face, blog, videos. Um blog organizado direciona as pessoas para onde elas realmente querem ir. Um facebook organizado facilita muito na hora dos contatos, um canal no youtube organizado auxilia nas divulgações, principalmente da sua imagem!
ERRO INACEITÁVEL: no meu caso, uso muito o facebook na divulgação de tudo o que faço, então classifico meu perfil como "comercial", por isso evito coisas e situações pessoais. Se você também classificaria o seu dessa forma, cuidado com o que escreve. Reclamar da vida, entrar em discussões, expor sua figura pessoal, não ajudarão em nada no seu negócio. Quem vai querer comprar de uma artesã ou que empresa vai confiar numa artesã que posta reclamando que "na minha cidade ninguém dá valor ao artesanato"?? 


Tudo em ordem? Agora sim, entre em contato com as empresas de seu interesse, mande sua proposta! Cada empresa tem sua forma de trabalho, não se esqueça de respeitar!

- Como se comunicar com a empresa?
Eu prefiro sempre enviar um e-mail pessoal, mas se não estiver disponível, vale enviar sua proposta nas abas de "contato" nos sites. 
- O que enviar?
Se comunique de forma clara, com todas as informações que achar necessárias. Se apresente e apresente suas fontes de divulgação. Conte as qualidades do seu blog, canal ou perfil, conte os números, envie os link.... Venda seu peixe! Proponha uma parceria e lembre-se que cada empresa vai te retornar com as próprias políticas, eles precisam ver vantagens em ser seus parceiros, precisam acreditar que seu trabalho dá certo e acima de tudo, tem que confiar em você!
- Como funcionam as parcerias?
Como já disse, cada empresa tem sua política de trabalho: algumas enviam banner de divulgação, utras dão descontos nas compras, outros fazem trocas de divulgação, alguns mandam produtos... NUNCA peça parceria pensando apenas em receber produtos! Como já disse, você precisa merecer, com seu trabalho e esforço. E todo material recebido não é simplesmente um presente, eles são parte da divulgação, geralmente já existe uma determinação do que fazer com eles. Outros são presentes por mérito! Aproveite!



Enfim, ter parceria não é tão fácil quanto parece quando postamos fotos dizendo "Chegaram os materiais da empresa TAL" ou "nova parceria com a empresa TAL". Uma vez me perguntaram até se precisa ser famosa para conseguir parceria.... primeiro que não sou famosa e segundo que, se você não trabalhar, não merecer, ninguém vai te reconhecer! Mãos à obra!!!

Bom, espero ter ajudado pelo menos um pouco!
Qualquer dúvida, comentem aqui, me falem pelo face ou mandem por e-mail:
abelhinha-arteira@hotmail.com

Bju Bju

10 comentários:

  1. que dicas preciosas. É muito bom pra quem ta criando blog.
    Eu tou no meu segundo blog, o primeiro fiz com uma amiga e tinha muitas parceiras, e sei que é um verdadeiro trabalho em equipe. além de amizades que se formam.
    Agora que tou no segundo, que ainda é um bebezinho, é muito bom reler todos esses pontos que você falou.

    Beijos Flor.

    ResponderExcluir
  2. Oi ju,adorei seu post,muito obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento,,gostaria de saber o seguinte:
    Quando uma empresa parceira envia materiais para você,quem decide o que fazer com eles,é você ou ja é definido pela empresa ?
    Bju pra você
    meu email : gomes.elianagomes.eliana@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju, andando pelo youtube encontrei um de seus vídeos e cheguei por aqui a dorei seu cantinho, por isso já estou te seguindo.....sinta-se convidada a vir conhecer meu cantinho e se desejar seguir ficarei feliz...tenha uma ótima semana...


    !!!!beijokas!!!!


    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaa pelas dicas ! :D Creio que esse ano conseguirei parcerias :))
    Vou deixar aqui o meu blog :
    http://mundoyoung.blogspot.com.br/2014/05/quer-perder-peso-ou-ganhar-voce-esta-no.html

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa iniciativa de fazer um post que tem o intuito de ajudar novas blogueiras. Adorei!!!

    http://nicolewerneck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. andava eu á procura disto mesmo, foi super expicativa e é o que e vu tentar fazer!!obrigado
    gostei muito do blog e estou a seguir tem temas bem interessantes fica a vontade de conhecer o meu e deixar a sua opinião!!
    beijinhos:)

    http://belezademulheremãe.blogspot.pt

    ResponderExcluir