Porque não consigo emagrecer?? - Dia 3

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


|
Em relação a perda de peso, o post de hoje chega a ser um desabafo... 
Porque eu não consigo emagrecer??? Eu já não como tanto quanto comia antes, quando como, são quantidades pequenas, não exagero a noite, caminho pelo menos 30 minutos por dia.... porque não emagreço?? Nas buscas pela net, encontro várias causas prováveis: falta de exercícios, metabolismo, genética... o que mais me parece óbvio é o stress e o fato de dormir pouco. 
Com meu joelho precisando de cuidados especiais, não posso fazer muitos tipos de exercícios, como caminhada moderada ou corrida (que são os que mais resolvem para mim...) e com isso vem o desânimo, pois é só começar que não aguento o joelho inchado e dolorido...


Às vezes me sinto até inútil, pois além dessa briga com a balança, estou passando por "perrengues" em casa e no meu trabalho. Sinceramente, às vezes me passa pela cabeça pedir a conta e ficar em casa, fazendo minhas coisinhas, tendo mais tempo pra mim. Mas aí bate aquele medo, aquela insegurança...

Com certeza, quem vê meu sorriso hoje não sabe o quanto chorei ontem... 

Tirei o texto que fala sobre "stress":

Stress
Nossa resposta ao stress é algo que herdamos dos nossos antepassados, homens primitivos que precisavam que seus corpos reagissem rapidamente para lhes fornecer energia quando enfrentavam uma situação de perigo.
Seu corpo não sabe que a civilização evoluiu e não estamos mais na idade da pedra! Nosso organismo responde ainda da mesma forma quando enfrentamos uma situação que causa stress e ansiedade, ou seja, o corpo aumenta a produção e liberação de adrenalina e cortisol para nos providenciar energia para lidar com a suposta situação de perigo.
Após o perigo imediato passar, o corpo para de produzir adrenalina, mas continua a liberar cortisol. O cortisol serve para estimular a liberação de insulina para manter o nível de açucar no sangue, que no passado tinha a função de nos acalmar depois da situação de perigo já ter passado. Para nós isso só resulta em uma coisa: fome intensa! Esse mecanismo era necessário para que o homem das cavernas, tendo enfrentado uma situação que lhe consumiu muita energia, buscasse se alimentar para repor tudo o que foi perdido.
Como a maioria das situações em nossas vidas que desencadeiam esse mecanismo são de origem emocional e não física, tudo o que é consumido em resultado dessa fome intensa acaba sendo transformado em gordura, pois o corpo não precisa de todas essas calorias extras.
A única forma de lidar com esse problema é aprender a lidar melhor com stress e a ansiedade. Um truque para contornar a situação quando você acha que vai explodir é fazer alguma atividade física, saia para andar, vá pra a academia, dê ao seu corpo o que ele espera quando você se estressa, gasto de energia!

O que eu faço pra melhorar? Nada, pois não sei o que fazer....

Nenhum comentário:

Postar um comentário